terça-feira, 12 de outubro de 2010

Quem somos?

O movimento “Jovens por um mundo unido”, fundado por Chiara Lubich em 1985, é como uma rede que engrossa gradualmente em sua realidade variada, acolhendo jovens de várias denominações cristãs, de diversas religiões e também sem uma referência religiosa: todos protagonistas apaixonados da fraternidade universal.
Esta tendência cultural penetra lentamente nos jovens, chamados a enfrentar os muitos desafios que traz o individualismo, o relativismo, especialmente no Ocidente. É um vazio que nos impulsiona a dar a vida por algo grande: alcançar um mundo unido.
E é o desafio diário que os jovens cristãos têm a oportunidade de consolidar a escolha de Jesus como modelo e do Evangelho como um código de vida. Os jovens pertencentes a diferentes religiões do mundo acolhendo o projeto de mundo unido, encontram um estímulo constante para que vejam refletidas em suas doutrinas, especialmente na regra de ouro que os convida para fazer aos outros aquilo que gostaríamos que fosse feito a nós. Os jovens de outras crenças compartilham com entusiasmo todas as iniciativas concretas em favor do próximo, expressando assim os maiores valores da humanidade.

O forte espírito que nos anima também suscita várias ações a nível local e mundial:

• A intervenção visando atender vítimas de terremotos, inundações, fomes, guerras... Recentemente, por exemplo, nos comprometemos com as vítimas do terremoto de Abruzzo (Itália), China, Haiti, Chile e para ajudar famílias na Faixa de Gaza;
• Compromisso com realizações locais de todos os tipos para construir a fraternidade na própria cidade, bairro, escola, universidade... Em todos os continentes, de acordo com as necessidades mais urgentes do local, a organização é a favor das crianças de rua, sem abrigo, abandonados idosos, deficientes, encarcerados, imigrantes...;

• Desde 1995 que produzimos anualmente a Semana Mundo Unido: uma proposta para as cidades, as instituições, tudo para promover a unidade ea paz em todos os níveis. Dias em que se concentram as mais variadas iniciativas para influenciar a opinião pública dos nossos países e testemunhar juntos que contruir o mundo unido é possível.

Ciente de que não faremos o mundo unido sozinhos mas juntos com todas as pessoas de boa vontade, colaboramos com todos os que estão trabalhando juntos para o mesmo objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário